sexta-feira, 31 de julho de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha -- Intermezzo II

Pois, é pessoal, mais um Intermezzo da Iniciativa 3D&T Alpha! Agora com algumas notícias novas e interessantes:

1ª. A periodicidade da Iniciativa já foi escolhida, e será quinzenal.

2ª. O segundo tema já foi escolhido, será Cidades! Podem esperar para os próximos dias uma verdadeira enxurrada de artigos pipocando na blogosfera RPGística brasileira! Logo logo o primeiro sai; o meu deve demorar mais um pouco (estarei ocupadíssimo nesse final de semana¹), mas no mais tardar até o dia 5 de agosto.

3ª. O terceiro e o quarto temas também foram escolhidos, com base na enquete anterior. O terceiro tema será Tecnomágica, e o quarto tema será Máquinas de Guerra. Eles foram, respectivamente, o segundo e o terceiro tema mais votado da enquete citada.

4ª. Uma vez que os próximos temas da Iniciativa já estão decididos, não se faz necessária uma enquete nesse período. A próxima enquete de temas, porém, irá escolher quatro temas de uma única vez (obviamente os que foram mais votados), cobrindo dois meses da I3D&TA. Portanto, se você tem alguma sugestão de tema, mande-a para nós! Seja acessando o tópico da Iniciativa 3D&T Alpha no Fórum da Jambô, seja ao comentar alguma das minhas matérias da Iniciativa aqui no meu blog (como esta).

Para terminar, alguns links úteis daqui do blog mesmo, sobre a Iniciativa 3D&T Alpha:

- Parte I e Parte II de uma série de artigos que explicam o que é a I3D&TA;
- Meu primeiro artigo para a Iniciativa, apresentando o kit Maestro da Realidade, além da Parte I de um complemento por fora;
- O primeiro Intermezzo, com algumas notícias antigas.

*****

Se você não sabe o que é RPG, ou tem alguma dúvida sobre o mesmo, consulte a Parte I e a Parte II do Questionário, estes artigos podem esclarecer-lhe.
____________________
Notas:

¹ Durante o final de semana estarei no Anipólitan, evento de cultura pop oriental que ocorre aqui em Salvador. Mas irei principalmente por causa das mesas de RPG, já faz um bom tempo que não jogo ao vivo²!

² Embarquei recentemente em uma campanha online, ambientada no cenário de Tormenta, e usando o 3D&T como sistema. Por enquanto está meio parada, mas acredito que irá retomar muito em breve! (E putz, uma nota dentro de uma nota... =P)

³ Sim, esta nota não veio de lugar nenhum no texto; é apenas um recadinho: Jabá Rules! =D

Leia mais...

domingo, 26 de julho de 2009

Complementando -- Parte I

Olá a todos. Esta é a primeira parte de um artigo que visa complementar, em termos de histórico e ambientação, o Kit Maestro da Realidade apresentado no primeiro artigo da Iniciativa 3D&T Alpha. Aqui eu apresentarei um histórico e as fichas (para 3D&T) dos dois personagens que apareceram no artigo. Pois bem, vamos a eles!

Histórico

Alguém aí lembra da frase de citação no início do artigo?

"Nunca, jamais, mencione a ele a Execução de Thazarov, ou você vai morrer como aconteceu comigo."
-- fantasma de Belothus Gnezovsi, ex-maestro da Real Orquestra, sobre Kratekov Satkevenski, maestro da realidade.

**********

Ele estava orgulhoso, como poucos. Que mestre não sentiria um pingo de orgulho, em ver seu aprendiz finalmente superá-lo? Claro, muitos sentem inveja em serem passados para trás, temendo serem esquecidos em detrimento de seus alunos. Mas não Belothus; ele estava genuinamente orgulhoso. Cumprira seu papel.

Seria o primeiro grande concerto de Kratekov Satkevenski, o talentoso pupilo do Primeiro Maestro Belothus Gnezovski. O Theatro Imperial estava lotado aquela noite de início de primavera, quente mas com ventos refrescantes. Membros da Corte e do Parlamento, grandes banqueiros e industriais, intelectuais e acadêmicos, altos magos, e demais convidados ilustres -- toda a nata da sociedade da grande capital do Reino e do Império comparecera para prestigiar o espetáculo. Conta-se, inclusive, que a belíssima Condessa de Vickeyret, grande apreciadora de música erudita e a solteira mais cobiçada da estação, estaria no Theatro para acompanhar o concerto -- e as afiadas línguas das invejosas cortesãs diziam que ela mantinha um caso "aparentemente secreto" com algum membro da Real Orquestra. De qualquer forma, seria uma grande noite.

O burburinho tomava conta da platéia, enquanto aguardava o início do espetáculo. Um a um, os membros da Orquestra apareceram no palco, sentando-se em seus lugares, tomando seus instrumentos, testando-os e afinando-os. O arcano recém-contratado pelo Theatro incumbira dos detalhes: belas e finas jóias, incrustadas no arco superior do palco, brilhavam de forma mágica, enquanto nas paredes diversos pinos metálicos, pregados e encantados, cuidariam para tornar perfeita a acústica do salão; um servo invisível, instruído pelo profissional, cuidaria do jogo de iluminação e espelhos. Finalmente, surge um senhor ao palco, vestido como os outros músicos, mas com finos detalhes prateados em seus trajes -- era Belothus Gnezovski. O Primeiro Maestro curvou-se para a platéia, agradecendo sua ilustre presença.

"Senhoras, senhores, senhoritas e damas, meus queridos convidados." Sua forte voz, potencializada com um artefato mágico de amplificação de voz, gentilmente convidou as conversas do salão a morrer, o que imediatamente aconteceu. "Agradeço imensamente a presença nesta noite especial para mim. Irei apresentar a vocês aquele que, de fato e de direito, merece tomar meu lugar como Primeiro Maestro da Real Orquestra -- o que somente não ocorrerá porque ele possui outros grandes planos para aquela que, creio, será a carreira mais bem-sucedida de todos os maestros!" Afastando-se lentamente para a esquerda, virou-se para as cortinas ao fundo. "Com vocês... Kratekov Satkevenski!"

As cortinas se mexeram. Detrás delas, surgiu um homem que, a primeiríssima vista, poderia ser confundido com um músico realmente atrasado. Mas, perceberam que seus trajes eram quase idênticos aos de Belothus -- exceto os detalhes, que eram dourados e não prateados. Todos aplaudiram o jovem maestro, cobrindo eficientemente um novo burburinho, que corria sutil entre os espectadores.

E não era para menos. Enquanto Belothus possuía uma aparência bem cuidada, com um elegante conjunto de cavanhaque e costeletas a emoldurar a face, a despeito dos fios grisalhos, da calvície e das muitas rugas, e mantinha suas roupas impecavelmente bem-passadas, quase sem amarrotar, o mesmo não poderia ser dito do jovem Kratekov. Cabelos negros, grandes e rebeldes, rosto sem barba ou bigodes, trajes amassados com se tivesse levado um tombo a caminho do palco; o nariz adunco e o olhar maníaco completavam a aterradora visão do jovem -- ele era uma antítese quase perfeita de seu mestre.

"Ele está nervoso, o que é natural em suas circustâncias", pensou Belothus, ao ver seu pupilo. "Porém, ele se sairá bem." O Primeiro Mastro retirou-se para seu lugar na primeira fila, sentando-se ao lado de uma gentil senhora, sua esposa. Kratekov seguiu para a sua bancada, sacando a batuta do bolso do paletó. Os músicos, prontos, aguardavam o sinal, que não tardou a vir: três leves batidas no apoio da partitura, e o braço se ergueu para os céus.

**********

Kratekov Satkevenski nasceu e cresceu numa pequena vila, próxima da fronteira noroeste do Real Império, uma área abandonada pelas riquezas das grandes cidades e suas vizinhanças, onde apenas pequenos agricultores e criadores de animais viviam; somente uma pequena vila centralizava as atividades dos moradores locais, contando com um pequeno quartel e uma igreja. Justamente lá, quando o jovem maestro mal completara dez invernos, estava Belothus Gnezovski, na época aluno do Conservatório Imperial, com um grupo de amigos e amigas, em um fabuloso projeto de valorização da cultura para as comunidades carentes -- na verdade apenas uma desculpa desse grupo de alunos para viajar e aproveitar a vida, exceto pelo nosso amigo que, como coordenador, estava realmente entusiasmado pelo trabalho; mas não era enfadonho, concordava que uma mudança de ares faria bem à criatividade de qualquer músico, assim como um bom descanso das rotinas da grande capital. O grupo executou um pequeno concerto nessa vila, um espetáculo modesto mas muito bem recebido pelos seus moradores, que comparecerem em peso à praça central.

Foi então que Kratekov se destacou; o garoto curioso que quis ajudar os músicos durante sua passagem pela vila, aprendeu em poucos dias os rudimentos de diversos instrumentos que ele nunca vira, e que o grupo trazia consigo; dominava o violino tão bem que emocionou até o próprio violinista. Mas a verdadeira paixão do garoto foi a regência; quando viu Belothus coordenando a pequena orquestra de amigos, na praça da vila, ele ficou tão entusiasmado em aprender a arte que convenceu os pais a deixarem-no ir com os músicos, quando estes apareceram dispostos a levar o garoto ao Conservatório. "Um talento como o dele não pode ser desperdiçado, minha senhora!" Na manhã seguinte, o garoto foi embora da vila para nunca mais voltar. Estudaria na capital, até se tornar o prodigioso Kratekov Satkevenski.

O retorno dos músicos coincidiu com a formatura de Belothus Gnezovski e sua inclusão no corpo docente do Conservatório Imperial. Ele se tornou mentor pessoal de Kratekov, ensinando-o tudo o que sabia. E Belothus viu seu trabalho recompensado: o jovem era um verdadeiro virtuose da regência, não apenas coordenando, mas inspirando os músicos a oferecerem o seu melhor nas execuções. Contudo, o professor notara algumas peculiaridades intrigantes em seu aluno. Muitas vezes, ele se trancava em sua sala, buscando compor o que ele chamava de "execução perfeita", passando dias sem comer ou dormir. Poderia ser chamado de rabugento, uma vez que era pouco dado a amizades com os outros alunos -- embora tratasse Belothus com o respeito que se tem a um pai. Era sempre discreto quando ia a algum baile ou evento, como convidado do professor. "Muito embora, recentemente, ele esteja melhorando seu comportamento social", pensava o mestre.

Quando Belothus fora nomeado Primeiro Maestro, Kratekov decidiu anunciar-lhe seus planos: não iria sucedê-lo no Conservatório. O professor ficou desapontado, mas já imaginava por uma atitude assim -- o jovem era bastante irascível, ainda mais quando estava trancado em seu estúdio; certamente não teria a devida paciência para lecionar. Entretanto, foi o que Kratekov disse a seguir que realmente espantou seu mestre. "Pretendo partir em busca da execução perfeita." O jovem contou seus sonhos, envolvendo as lendárias composições perdidas do passado, e viajaria para outras terras, para encontrá-las. "Mas você ainda insiste nessa tolice, meu caro?" Foi a reação natural do velho mestre.

Um trovão soou lá fora. Foi a reação natural do jovem pupilo -- ao mover a batuta escondido, no bolso do paletó. Foi encarado como uma coincidência, obviamente -- mas Belothus não pôde deixar de intrigar-se por um instante, ao ver a expressão maníaca esboçada por Kratekov no momento; a mesma expressão com a qual ele entrou no Theatro, no dia de seu grande espetáculo.

Belothus não sabia, mas Kratekov já estava louco. Uma vida completamente preenchida pelas obsessões desenvolvidas pelo aprendiz terminou levando-o à insanidade. Em seu estúdio, sem que ninguém o visse, costumava reger para ninguém, como se uma orquestra invisível ali estivesse. No início, realmente não havia tal orquestra; um dia, contudo, após horas escrevendo partituras sem encontrar a peça que tanto desejava, ele se levantou de um rompante, colocou uma nova melodia codificada no apoio e pegou sua batuta. No momento crítico, um raio atingiu o estúdio, principiando um incêndio, que prontamente fora apagado quando movimentos suaves de sua mão trouxeram chuva. Kratekov Satkevenski era um Maestro da Realidade. E sua obsessão pela composição perfeita transformou-se numa loucura total.

Naquele mesmo dia, mais tarde, Belothus ensinou a Kratekov sua última criação, a Execução de Thazarov, um movimento extremamente rápido e difícil, que o jovem logo se pôs a treinar, sem sucesso. Foi então que Belothus disse: "Sabe, meu jovem, gostaria que você a apresentasse no próximo grande concerto da Real Orquestra. Ao menos uma apresentação final, antes de você partir. Aceita?" Ele aceitou, e prometeu dominar o movimento, o que desafortunadamente não aconteceu à época; ele havia quase dominado, e deixara uma mínima parte para a apresentação, onde mostraria a todos o seu grande talento. Espantado pela rapidez com que o pupilo havia dominado sua criação, as desconfianças de Belothus logo se tornaram certezas: o aprendiz superou o mestre.

**********

A apresentação foi um completo desastre -- e não somente porque o único movimento, executado perfeitamente, fora a Execução de Thazarov. Em um surto de insanidade, Kratekov fez do movimento a ruína de todos que estavam ali. Ao final da Execução, uma grande tempestade de raios irrompeu do exato centro do salão, matando muitos por eletrocussão. Um enorme tremor de terra o sucedeu, fazendo o teto do Theatro desabar. Foi uma verdadeira tragédia; exceto o jovem maestro, que havia fugido rapidamente ao perceber o que estava acontecendo, todos os presentes, dos músicos aos espectadores, morreram. Apenas o Imperador-Rei, o Primeiro-Ministro do Parlamento e suas famílias, além do Arcebispo da capital, escaparam, uma vez que não foram ao evento, por pura sorte.

No entanto, durante a tentativa de remoção dos escombros, o fantasma de Belothus Satkevenski fora encontrado. Cheio de remorso e culpa, ele não pôde completar a travessia que as almas dos mortos costumam fazer, mesmo com a intervenção do Arcebispo. Seu único objetivo é deter seu ex-pupilo, impedir que ele cause mais morte e destruição -- pois apenas depois da morte, Belothus compreendeu o que havia ocorrido com Kratekov: ele se tornara um Maestro da Realidade, um louco que poderia comandar a existência como se regesse uma orquestra. "Notas obscuras em antigos livros de músicos e compositores famosos revelam algumas poucas informações sobre eles", é uma das poucas frases que o triste fantasma repete para si mesmo, e para aqueles que conseguirem escutá-lo.

Os escombros foram retirados, e um memorial às vítimas fora construído. Um novo Theatro também fora construído. Além do Conservatório, estes são os lugares que costumam ser frequentados pelo fantasma do antigo maestro. Qualquer um que visite a capital ouvirá, de qualquer menestrel de taverna, bar ou pub, a triste história da tragédia do antigo Theatro, se assim quiser -- nem se passaram tantos anos desde então, e ela se tornara uma lenda viva da capital. Ultimamente, o fantasma do velho Belothus está inquieto; ao que parece, ele está buscando recrutar aventureiros para deter o Maestro da Realidade.

Fichas

Belothus Gnezovski: F0, H1, R0, A0, PdF0, 1 PV, 1 PM; Vantagem Única Fantasma (Incorpóreo; Imortal; pode conjurar Pânico sem nenhuma Vantagem Mágica, mas não tem PMs suficientes para fazê-lo; sem Invisibilidade; sem Possessão; Devoção: deter Kratekov); Especializações: todas de Artes que sejam relacionadas a Música; Especial: o fantasma de Belothus somente pode ser encontrado em três lugares: no Memorial do velho Theatro, no Novo Theatro, e no Conservatório.

Kratekov Satkevenski: F0, H3, R2, A1, PdF3, 10 PVs, 20 PMs; Especializações: todas de Artes que sejam relacionadas a Música; Genialidade; PMs Extras x1; Magia Elemental; Magia Negra; Insano: Obsessivo e Compulsivo (encontrar a composição perfeita, seja escrevendo por conta própria -- Compulsivo --, seja procurando as lendárias composições perdidas -- Obsessivo); Fetiche: batuta; Kit Maestro da Realidade (Magia Orquestrada e Bem Acabada; Regência dos Elementos da Natureza; A Realidade é apenas mais uma Orquestra).

********************

Só um comentário: além das influências já citadas no artigo, pude perceber outra, para o Maestro da Realidade, enquanto escrevia o conto acima: Castelo Falkenstein, e os grandes eventos da alta sociedade de Nova Europa, incluindo espetáculos artísticos como a apresentação de uma orquestra.

Na segunda parte, eu trarei uma aventura e um mini-cenário, concluindo a ambientação onde se encontram inseridos estes dois personagens. Até lá!

Leia mais...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha -- O Que É -- Parte II

Hey people! I'm here again! Let's go! E agora trazendo a Parte II desta série em duas partes sobre a Iniciativa 3D&T Alpha, com dois comunicados.

Diretrizes

Sim, temos finalizadas as Diretrizes da Iniciativa 3D&T Alpha, umas regrinhas simpáticas que nós da I3D&TA (hehe, sigla =D) iremos adotar como guia regularmente. Mas não se preocupem, não é nada rígido! Assim como as regras de um sistema de RPG podem ser devidamente torcidas pelo Mestre para não atrapalhar a aventura, estas diretrizes não precisam ser seguidas à risca; são apenas um pequeno, valioso e adaptável auxílio aos participantes da Iniciativa. Bom, chega de papo e vamos a elas:

Art.1º Fica criada a Iniciativa 3D&T Alpha com o intuito de desenvolver e publicar material para o sistema de RPG (Role Playing Game) Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha.

Art.2º O período em que os artigos serão postados, deverá ser decidido por enquete pública toda vez que um grupo organizado de no mínimo 30% (trinta por cento) dos membros da Iniciativa discordar da atual periodicidade.

Art.3º Define-se membro da Iniciativa o blog ou site que estiver participando regularmente com artigos à mesma; em consequência, estará cadastrado na lista de discussão da Iniciativa.

Art.4º Em cada período a Iniciativa terá um tema específico escolhido por enquete publica. Qualquer membro ou não-membro da Iniciativa poderá sugerir temas no fórum da Editora Jambô (http://www.jamboeditora.com.br/forum).

§1º Os temas que entrarão em cada enquete serão decididos exclusivamente por consenso na lista de discussão oficial da Iniciativa.
§2º Não serão aceitos temas específicos de um cenário (Naruto, Tormenta, WoD), ou abrangentes demais (Vantagens, Regras, Perícias, Regras para Iniciantes etc.). Alguns exemplos de temas válidos seriam: Verde, Artes Marciais, Dragão etc. A partir do tema o autor, agora sim, poderia desenvolver uma Vantagem, uma regra ou uma adaptação do tema para seu cenário favorito.
§3º Os temas que participaram de uma enquete e não foram escolhidos, estarão disponíveis para serem votadas na enquete do período seguinte.

Bom, é isso.

Uma nova forma de participação

Alguém se lembra disso na Parte I ?
[Atenção: devidamente alterado.]


"E a terceira forma de participar da Iniciativa 3D&T Alpha é tornando-se um membro da mesma! Para aqueles que dispõem de um blog, basta entrar no tópico da Iniciativa 3D&T Alpha no Fórum 3D&T da Jambô, deixar lá seu nome completo e endereço do blog, e mandar uma MP para o usuário 'pedrogabriel' (que sou eu, hehe =D), e você receberá um e-mail convidando-o para o grupo de discussão dos membros da Iniciativa. Entretanto, é preciso assumir a responsabilidade de publicar regularmente material de qualidade para a mesma."


Muito bem, para aqueles que não quiserem entrar no Fórum da Jambô para inscrever-se na Iniciativa, deixo aqui uma solução mais fácil: mandem um e-mail para algum dos membros da Iniciativa 3D&T Alpha, informando que gostaria de participar tornando-se membro, e mandando o nome completo e o endereço do blog. Depois esse membro da Iniciativa repassará o e-mail para mim, para eu mandar-lhe um e-mail convidando-o para o grupo de discussão (por enquanto ele ainda está meio "fechado" por um motivo simples: FCT, Falha de Compatibilidade em Tecnologia; ou seja, ainda não sei mexer direito com o troço =P -- mas vou aprender logo logo, hehe =D). Como eu também sou um dos membros da Iniciativa, os interessados também podem mandar o e-mail para mim! Meu e-mail é: peufisbach@gmail.com. Mas lembrando: é preciso assumir a responsabilidade de publicar regularmente material de qualidade.

*****

E assim encerramos esta segunda parte da série de blogs que explica o que é a Iniciativa 3D&T Alpha. Agora é só esperar até a próxima leva de artigos! Até a próxima!

Leia mais...

domingo, 19 de julho de 2009

Anipólitan 2009

Fala gente! Estou aqui apenas para um anúncio rápido para os soteropolitanos.

No final de semana dos dias 1º e 2 de agosto, teremos por aqui o Anipólitan 2009, um grande evento de cultura pop oriental, incluindo aí o animê e o mangá que muitos de nós RPGistas curtem. O evento estará repleto de atrações, entre os quais eu destaco, por ter chamado minha atenção, os diversos torneios de card game e games, um torneio de batalha campal, e uma sala para aventuras one-shot de RPG. Além disso, o Anipólitan 2009 conta com atividades próprias de sua categoria, como concurso de cosplay, diversas oficinas (bonsai, língua japonesa, mangá...), aniokê (karaokê com músicas pop japonesas oriundas de animê), entre muitas outras.

Para quem quiser mais informações, deixo aqui o site: http://www.anipolitan.com.br.

Mas aqui eu destaco algumas informações essenciais para os interessados:
Data: 1º e 2 de agosto de 2009.
Local: Colégio Salesiano Dom Bosco, Avenida Santo Antônio de Pádua, 01 -- São Marcos -- Salvador, BA.
Referência para o Local: seguindo pela Av. Paralela, em direção ao Iguatemi, após o Unijorge e o condomínio Brisas, entrar à direita.
Preço do Ingresso: (antecipado) R$ 16,00 cada dia / (dia do evento) R$ 20,00 cada dia.

Por enquanto é isso, pessoal, abraços!

Leia mais...

Iniciativa 3D&T Alpha -- Intermezzo

Novidades a todos!

A enquete com as opções para o segundo tema da Iniciativa 3D&T Alpha já foi lançada; clique aqui para acessá-la!

E, eis o logotipo da Iniciativa aí do lado! Bacana, não é? Pois é, ele foi enviado pelo Shingo Watanabe do Paragons, mais um dos blogs participantes da Iniciativa! Valeu Shingo!

Por enquanto é isso, depois voltamos com mais novidades!

Abraços a todos!

Leia mais...

sábado, 11 de julho de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha #1 -- Música

Salvador, quarta-feira, 15 de julho de 2009.

Aê gente! O primeiro tema da Iniciativa 3D&T Alpha é Música, e decidi por um Kit que mistura um RPG de que gosto (Mago: a Ascensão), uma profissão que gostaria de ter seguido (regência musical... se soubesse ler partituras à época), um gênero musical de que gosto (música erudita) e um gênero de personagem paradoxal no RPG (o mago¹... exceto os Despertos). Com vocês (inclua aqui um rufar de tambores)... o Maestro da Realidade!

O Maestro da Realidade (Kit para 3D&T Alpha)

"Nunca, jamais, mencione a ele a Execução de Thazarov, ou você vai morrer como aconteceu comigo."
-- fantasma de Belothus Gnezovsi, ex-maestro da Real Orquestra, sobre Kratekov Satkevenski, maestro da realidade.

Gênero: Fantasia Medieval (mas facilmente adaptado para outros).
Exigências: pelo menos alguma Vantagem Mágica, H1, Música (de Artes), Insano (qualquer tipo), Fetiche (batuta).
Papéis de Combate: Dominante ou Atacante.

Conceito ("fluff" =D):

Pense num maestro, aquele sujeito que rege uma orquestra. Mas não um maestro qualquer -- um verdadeiro virtuoso, capaz de transformar a exibição de uma peça fraca, executada por uma orquestra inexperiente, em um verdadeiro espetáculo.

Agora, conceda a ele um dom sobrenatural ou mesmo mágico -- o dom de reger a própria realidade, criando efeitos impressionantes ou mesmo assombrosos no processo, dignos de um verdadeiro mago. Porém, uma vez que ele não teve treinamento místico para suportar as vicissitudes² da magia, termina por enlouquecer à medida em que seu dom o traz cada vez mais perto do verdadeiro caos da realidade... e do que está além dela.

Temos, agora, um Maestro da Realidade.

É comum que um Maestro da Realidade viva às margens da sociedade, isolado para compreender e ser compreendido pelos outros. Trancados em seus estúdios, refugiando-se em construções abandonadas ou se metendo em qualquer buraco que aparece, eles vivem apenas para encontrar a execução perfeita, ou peças melhores do que as que ele domina enquanto isso não ocorre. Tais buscas os levam a explorar masmorras e ruínas, por vezes unindo-se a outros aventureiros no processo -- mesmo que seja apenas para encontrar o que procuram. Mas aqueles que conseguirem aceitar um Maestro da Realidade e sua mente perturbada, certamente encontrarão um aliado, ou mesmo um amigo, para toda a vida (espera-se...).

Curiosidades sobre os Maestros da Realidade: assim como os magos gesticulam e sussurram palavras mágicas, e os bardos cantam ou tocam seus instrumentos, os Maestros da Realidade usam suas batutas para reger a realidade, como se ela realmente fosse uma orquestra à frente dele; e, assim como os magos procuram grimórios e pergaminhos para aprender novas magias, e os bardos fazem o mesmo aprendendo novas canções, os Maestros da Realidade buscam partituras desconhecidas para eles, com peças novas e surpreendentes, de onde ele pode reger a realidade de outras formas. Um efeito colateral interessante, é que sempre que o Maestro da Realidade brande sua batuta, músicas soam ao redor e perto dele, como se realmente houvesse uma orquestra ali por perto, executando um concerto ou sinfonia!

Poderes ("crunch" =D):

A habilidade mais impressionante do Maestro da Realidade é... a sua capacidade de reger a realidade! (Dãh...) Em termos de regras, isso quer dizer que ele pode, em certas condições (ver mais adiante) substituir testes de Perícias baseados em Habilidade por testes de Música, mas uma categoria de dificuldade acima -- isto é, testes Fáceis de Perícias são substituídos por testes Normais de Música, e testes Normais de Perícias são substituídos por testes Difíceis de Música. Entretanto, ele deve estar relaxado e concentrado para isso, não podendo portanto estar em situações de combate ou tensão.

No momento em que adquire o Kit, o Maestro da Realidade pode escolher gratuitamente um dos seguintes poderes abaixo. Ele pode escolher mais de uma vez, mas pagando 1 ponto para cada poder extra além do primeiro.

-- Magia Orquestrada e Bem-Acabada. Toda vez que o Maestro da Realidade reger a realidade de uma forma sublime -- isto é, quando lançar uma magia --, ele pode fazer um teste de Música, com dificuldade de acordo com a calma e a concentração do mesmo (a critério do Mestre). Se tiver sucesso, ele paga apenas a metade dos PMs do custo da magia, arredondado para cima. Este poder pode ser utilizado em combate (mas lembre-se, Mestre, que o combate é um ambiente muito tenso...).

-- Regência dos Elementos da Natureza. Com um teste bem-sucedido de Música (cuja dificuldade leva em conta os mesmos critérios do item anterior), o Maestro da Realidade pode lançar as forças da Natureza -- torrentes de lava (fogo), nevascas (frio), raios (eletricidade), trovões (sônico), fortes chuvas (químico), etc. -- contra seus oponentes. Em regras, o Maestro da Realidade realiza um único ataque cuja FA é baseada em Poder de Fogo, mas ele pode pagar PMs para melhorá-lo; conte 1 PM para cada ponto acrescentado ao PdF para esse ataque (máximo de +5 ao PdF), adicione 1 PM para cada inimigo adicional além do primeiro que deve ser atingido, e some as duas quantidades. Ele pode usar esse poder uma única vez por combate ou encontro.
Exemplo: Kratekov Satkevenski deseja atingir três inimigos com raios (ele adora os sons rascantes que eles provocam), e decide acrescentar 3 pontos a seu Poder de Fogo nesse ataque. Com sucesso em seu teste de Música, ele gasta 5 PMs em sua impressionante performance (2 inimigos além do primeiro + 3 pontos de acréscimo em seu PdF). Nuvens cinzentas escurecem o céu à medida em que o maestro da realidade movimenta vigorosamente sua batuta -- e raios elétricos fritam seus oponentes.

-- A Realidade é apenas mais uma Orquestra. Com este poder, um Maestro da Realidade pode substituir qualquer teste de Perícias por um teste de Música, sem elevar a dificuldade do mesmo em uma categoria; além disso, pode fazê-lo também em situações de combate e tensão, mas da maneira normal -- ou seja, nestes casos, testes Fáceis de Perícias são substituídos por testes Normais de Música, e testes Normais de Perícias são substituídos por testes Difíceis de Música.

*****

E chega ao fim meu primeiro artigo para a Iniciativa 3D&T Alpha. Espero que tenham gostado!

Links para os outros artigos da Iniciativa 3D&T Alpha, sob o tema Música:


__________
Notas:

¹ Depois eu explico...

² Aurelão 94: "Vicissitude. [Do latim vicissitudine.] S. f. 1. Mudança ou variação de coisas que se sucedem; alternativa: 'Sem dúvida é preciso não exagerar a relação entre vida e obra. Dificilmente as vicissitudes daquela influirão essencialmente sobre esta, modificando-a na sua substância.' (Lúcia Miguel Pereira, A Vida de Gonçalves Dias, p. 199) 2. Eventualidade, acaso, contingência; lance. 3. Mudança, transformação, alteração. 4. Acidente desfavorável; revés. 5. Instabilidade ou volubilidade das coisas."

Leia mais...

Iniciativa 3D&T Alpha -- O Que É -- Parte I

Salvador, quarta-feira, 15 de julho de 2009.

Fala pessoal! Estou aqui para anunciar mais um movimento da blogosfera RPGística brasileira: a Iniciativa 3D&T Alpha! Neste post e no próximo (a Parte II), irei explicar sobre a mesma, como ela se originou, como funciona (incluindo suas diretrizes) e quem são os blogs participantes. Let's go!

História...

Tudo começou com a Iniciativa 4e, quando cinco blogs juntaram-se para produzir material de qualidade para D&D 4ª Edição. Ela foi tão bem-aceita pela comunidade de RPG na internet (blogueiros e seus leitores, e outros), que não somente continuou, atualmente encontrando-se em sua 12ª série de artigos, como agregou mais blogs à mesma.

Nesse mesmo espírito, surgiu a Iniciativa Mutantes e Malfeitores, nascida no Fórum de M&M na Jambô. Outra que também agregou uma boa quantidade de blogs, além da participação dos frequentadores do Fórum, atualmente encontra-se em sua 3ª série de artigos, e também está sendo bem-sucedida.

Enquanto isso, outro sistema também está de vento em popa atualmente: o velho e conhecido 3D&T, Defensores de Tóquio 3ª Edição, que atualmente está em sua edição Alpha, e com um Fórum próprio na Jambô¹, bastante movimentado por sinal. Nesse cenário, uma pergunta foi formulada.

Havia uma Iniciativa 4e. Havia uma Iniciativa M&M.

(Aproveito para parabenizá-las, pois se elas não fossem bem sucedidas, não embasariam a próxima questão, que segue abaixo.)

Porque não uma Iniciativa 3D&T Alpha?

Bingo! Pergunta formulada no Fórum de 3D&T da Jambô, o projeto se articulou, se movimentou, e agora, nesta quarta-feira, dia 15 de julho de 2009, teremos a primeira leva de artigos! O primeiro tema, decidido por uma enquete lançada lá no Fórum, será Música. Então, boa sorte a todos nessa nova empreitada!

Enfim, o que é a Iniciativa 3D&T Alpha?

É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes, membros da Iniciativa. Haverá um logotipo, representando a Iniciativa, que será sempre publicado na página inicial dos blogs participantes, e em cada artigo da Iniciativa. Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa. Assim como aqui, n'Os arquivos perdidos d'O Anjo de Rocha, cada um dos blogs terá uma página como esta, explicando o que é a Iniciativa 3D&T Alpha e indicando sua adesão. Nas Diretrizes da Iniciativa 3D&T Alpha, haverão mais detalhes de como a mesma funciona.

Como eu posso participar da Iniciativa 3D&T Alpha?

É muito simples, irei expor aqui como.

Antes de mais nada, vale lembrar que, assim como os blogs, o Fórum 3D&T da Editora Jambô também terá papel importante na Iniciativa, com um tópico exclusivo sobre a mesma, onde os usuários² do Fórum podem opinar de forma geral sobre ela, propondo temas para as enquetes, disponibilizando material próprio, etc. Esta é a primeira forma de participar da Iniciativa.

Aproveite e vote na enquete que decidirá a periodicidade da Iniciativa 3D&T Alpha, bem aqui! O resultado sai em 31 de julho.

A segunda forma de participar da Iniciativa, é mandar material para qualquer um dos blogs participantes, dentro de um tema válido (ou seja, que se encontre na enquete do atual tema, ou que seja o atual tema) para a mesma. Se o material for considerado satisfatório, poderá ser publicado no blog, com o devido crédito ao autor.

Aproveito e deixo aqui meu e-mail, para aqueles que quiserem mandar material para mim, para que eu possa publicá-lo aqui no blog: peufisbach@gmail.com.

E a terceira forma de participar da Iniciativa 3D&T Alpha é tornando-se um membro da mesma! Para aqueles que dispõem de um blog³, basta entrar no tópico da Iniciativa 3D&T Alpha (link acima), e deixar lá seu nome completo, endereço de e-mail e endereço do blog, e você receberá um e-mail convidando-o para o grupo de discussão dos membros da Iniciativa. Entretanto, é preciso assumir a responsabilidade de publicar regularmente material de qualidade para a mesma.

Lista de blogs participantes

Eis a lista de blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha até o momento:


Como você já deve estar careca de saber (basta ver ali em cima), este blog aqui é um dos membros da Iniciativa 3D&T Alpha! Podem, portanto, esperar material de qualidade para o sistema por aqui.

Outras visões

Abaixo seguem alguns links que também explicam o que é a Iniciativa 3D&T Alpha:


*****

Na segunda parte desse post, divulgaremos as Diretrizes e o Logo da Iniciativa 3D&T Alpha. Até mais!

__________

Notas:

¹ Tanto Mutantes & Malfeitores, versão nacional de Mutants & Masterminds da green Ronin, quanto 3D&T Alpha, são publicados pela Jambô, assim como Tormenta e Reinos de Ferro (este último versão nacional de Iron Kingdoms, da Privateer Press).

² Eu, pessoalmente, recomendo aos RPGistas participarem do Fórum da Editora Jambô. Entre 3D&T, Tormenta, Mutantes & Malfeitores e Reinos de Ferro, possivelmente deve haver algum RPG publicado pela editora que lhe agrade. Se não, há outros espaços de participação por lá. E é bastante simples tornar-se usuário; basta preencher uma "ficha de personagem"! =D

³ Não precisa ser necessariamente um blog, pode ser qualquer página na internet onde você possa expor material para a Iniciativa, e onde os visitantes possam comentá-la. Usamos o termo "blog", aqui, como metonímia para a situação mais geral.

Leia mais...