quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha #7 -- Esportes



Os químicos ficaram assombrados quando descobriram que a massa atômica (m.a.) do Telúrio (Te; m.a.=127,6 u) era maior que a do Iodo (I; m.a.=126,9 u), mesmo que nas antigas classificações  periódicas dos elementos (que eram baseadas na massa atômica) este ficasse numa família posterior de elementos -- e o porquê dessa anomalia só foi elucidado quando descobriram o número atômico (Z), e constataram que, para o Telúrio, temos Z=52, enquanto que para o Iodo temos Z=53. Ou seja, na Tabela Periódica moderna (que é baseada no número atômico), o Telúrio vem antes do Iodo, como deveria ser.


Tá, mas o que isso tem a ver com 3D&T, a Iniciativa, ou mesmo com Esportes? Isso é Química, não?


Sim, mas assim como houve uma inversão de massas atômicas nos dois elementos químicos da história anterior, também haverá, aqui no blog, uma inversão de temas. Primeiro publicarei esta matéria sobre Esportes, para depois lançar o artigo sobre Viagens que, já adianto (quer dizer, como já disse =P), será sobre a Profundum Expeditio de Mago: a Cruzada dos Feiticeiros!


Minha contribuição é parca, mas de certa forma importante: um Kit a (tentar) representar esportistas profissionais, que pode ser utilizado por aventureiros novatos!


Esportista


O esportista é o praticante profissional de algum esporte, contando com treinamento, equipamento e uma rígida disciplina para melhorar seu desempenho nas competições em que se inscreve. Enquanto alguns esportistas seguem essa carreira visando dinheiro ou fama, outros procuram a superação, a emoção, a aventura; outros, ainda, partem da prática de um hobby para uma etapa superior -- em suma, existem diversos motivos para uma pessoa tornar-se um esportista profissional.


Pré-Requisitos: o personagem deve possuir pelo menos uma Especialização da Perícia Esportes; pelo menos uma das Vantagens Patrono ou Riqueza; e ser construído com até 5 pontos.


Benefícios: no momento em que adota o Kit, o personagem escolhe um dos seguintes poderes a seguir, desde que o mesmo seja relacionado à modalidade esportiva praticada pelo mesmo; ele também pode, mais tarde, adquirir cada um dos demais poderes, comprando-os por 1 ponto cada.


 -- Equipamento para Treinamento Garantido: você não precisa gastar Pontos de Magia para obter equipamento para treinamento -- seus patrocinadores ou seus vários recursos permitiram-lhe obtê-lo sem ônus adicional. Normalmente, um personagem sem esse Kit precisaria gastar Pontos de Magia para, mediante as Vantagens Patrono ou Riqueza, obter o equipamento necessário.


 -- Equipamento para Competição Garantido: idem ao poder anterior, mas para equipamento para competições (desde que estas sejam oficiais).


 -- Melhor Condicionamento: escolha duas entre as oito condições apresentadas no Manual 3D&T Alpha, página 1d+69 (Movimento e Privações). Aplique um modificador de 10%, arredondado para cima, a todas as grandezas de distância, velocidade e/ou tempo envolvidas (exceto bônus e redutores em Características), em cada uma das duas condições escolhidas. É possível escolher esse poder mais três vezes (e pagando 1 ponto para cada vez em que ela é escolhida), podendo escolher mais duas das oito condições (que são: Velocidade Normal, Velocidade Máxima, Nadando, Escalando, Caindo, Respiração, Fome e Sede, e Sono). Exemplo: em Caindo, o modificador de 10% significa que um personagem leva 1d de dano para cada 11 metros de queda, e não a cada 10 metros.


 -- Condicionamento Aprimorado: este poder só pode ser adquirido depois que Melhor Condicionamento tenha sido adquirido pelo menos uma vez. Escolha duas das condições que já tenham sido abarcadas pelo poder citado -- ou seja, cujas grandezas de distância, velocidade e/ou tempo já tenham sofrido o modificador de 10% arredondado para cima. Para as duas condições escolhidas para esse poder, o modificador passa a ser de 20%, arredondado para cima. Este poder pode ser escolhido mais três vezes, desde que as condições escolhidas por ele já tenham sofrido o modificador de Melhor Condicionamento.


 -- Vantagens de Esportista: o personagem pode comprar as Vantagens Aceleração, Adaptador, Arena, Boa Fama e/ou Torcida por metade de seu custo total, arredondado para cima. Exemplo: um personagem que queira comprar as cinco Vantagens descritas pagaria apenas 3 pontos.


********************


Bom pessoal, vou ficando por aqui, espero que gostem do Kit, e aguardem pelo artigo sobre Viagens! Até!


Links para os outros artigos da Iniciativa 3D&T sobre o tema Esportes:






Elf's Lair -- Pentatlo Moderno: esportes e mini-games em 3D&T;
Estalagem do Beholder Cego -- Pratiquem Esportes!;
Grimório do Arcano -- As Olimpíadas Artonianas;
Livre Roleplay -- Jogos Táuricos;
Non Plus RPG -- Competições Esportivas em Aventuras; 
Revista Acerto Crítico -- Perícias Esportivas;
Rodapé do Horizonte -- Cyberball.



Leia mais...