sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Lufia II -- Rise of the Sinistrals

Olá a todos! Feliz 2010! Espero que estejam curtindo o nascer de um novo ano. Decidi trazer aqui um post rápido, relatando minha curta experiência com um excelente RPG eletrônico do console Super Famicom, na Nintendo, por aqui conhecido por SNES, Super Nintendo Entertainment System, ou simplesmente Super Nintendo. Trata-se de Lufia II -- Rise of the Sinistrals. Aproveito para trazer um elemento da mecânica deste game para 3D&T, o chamado IP (termo original, não traduzirei).


Lufia II -- Rise of the Sinistrals




Lufia II foi lançado depois do primeiro game da franquia, Lufia and the Fortress of Doom, embora na cronologia do mundo de Lufia, situe-se antes. No início deste game, acompanhamos um lendário quarteto de heróis, Maxim, Selan, Guy e Artea, que adentrou a terrível Fortress of Doom e derrotou seus senhores, os poderosos Sinistrals, entidades do caos e da escuridão (um enredo de um RPG eletrônico bem clássico daquela época).


Enquanto o primeiro Lufia conta a história de um descendente do guerreiro Maxim, anos após a terrível batalha, e seu reencontro com os Sinistrals, Lufia II conta justamente a história do próprio Maxim e seus colegas de jornada, o surgimento dos Sinistrals e o confronto entre os heróis e os vilões.


Lufia II aliava a história cativante a elementos de jogabilidade comuns a outros RPGs eletrônicos, como o sistema de combate por turnos e a utilização de magias via gasto de MPs, e a games de aventura como os da série Zelda, através de elementos de manipulação do ambiente nas dungeons (representados por certos itens, como o gancho e a bomba). Entretanto, o que mais me interessou na mecânica é o chamado IP, que descreverei mais adiante, adaptando-o para 3D&T.


Os gráficos são muito bacanas (e bastante superiores aos do primeiro Lufia, devo acrescentar), aproximando-se  do famoso Final Fantasy III (VI); a trilha sonora é bacana, mas não é grande destaque (como ocorre com Chrono Trigger, por exemplo). Por fim, Lufia II é bastante divertido, embora não o tenha concluído -- emperrei numa armadilha muito chata numa das últimas dungeons, próxima à última cidade a ser visitada no game, e já com a equipe final (citada acima). Não é o melhor dos RPGs eletrônicos que já joguei (título que pertence a Kingdom Hearts II, indubitavelmente), mas vale a pena conferir.


Por fim, uma lista dos principais protagonistas e antagonistas do game (sei lá, mas quero fazer isso :P)


Heróis: Maxim, Tia, Guy, Selan, Dekar, Dr. Lexis Shaia, Artea (em negrito estão os nomes dos quatro heróis que desafiam os Sinistrals na Fortress of Doom).
Vilões: Gades, Sinistral da Destruição; Amon, Sinistral do Terror; Erim, Sinistral da Morte; Daos, Sinistral do Caos.


Nova mecânica para 3D&T: IP


O IP é uma barra de energia, tal como os clássicos HP e MP; em parte funciona como o MP, ou seja, um personagem precisa gastar IP para utilizar algum poder especial. Em Lufia II, os poderes que se utilizam do IP estão associados a equipamentos: armas, armaduras, escudos, elmos, anéis e pedras mágicas; cada personagem pode possuir um de cada, e além das melhorias costumeiras em atributos (ataque, defesa, velocidade, etc.), alguns equipamentos possuem poderes que precisam do gasto de IP para serem ativados. Em Lufia II, existem apenas poderes voltados ao combate, mas em seu RPG de mesa pode ser diferente!


Apesar de a adaptação da mecânica de IP ser voltada ao 3D&T Alpha, ela pode ser facilmente re-adaptada a outras versões do 3D&T, ou a outros sistemas.


IP: estes pontos representam uma espécie de aprendizado nas batalhas: à medida em que você vai sofrendo as agruras dos combates, vai ganhando mais experiência em tirar o melhor proveito de seu equipamento, muitas vezes despertando poderes sobrenaturais (mas não mágicos) ao fazê-lo.


 -- Todo personagem começa sem nenhum IP, e sua quantidade máxima é igual à Resistência do personagem x5, assim como os Pontos de Vida e os Pontos de Magia.


 -- À medida em que o personagem vai perdendo Pontos de Vida, ele aumenta seu IP, numa quantidade igual à metade dos PVs perdidos, arredondado para cima (assim, qualquer golpe bem-sucedido -- que remova pelo menos 1 PV do personagem -- também concederá IP aos mesmos, pelo menos 1 IP).


 -- O IP de um personagem não diminui quando o mesmo recupera seus PVs, a menos que estes tenham sido reduzidos a zero (ver abaixo); a única forma de reduzir IP é utilizando-o em poderes especiais associados a equipamentos; e a única forma de ganhar IP é a descrita no item acima.


 -- Entretanto, se os PVs do personagem forem a zero, seu IP é automaticamente reduzido a zero.


 -- Nova Vantagem: Utilizador de IP (1 ponto): um personagem pode utilizar a mecânica de IP, acima descrita.


 -- Nova Desvantagem: Sem Pontos de Magia (-2 pontos): a quantidade de PMs do personagem é sempre igual a zero, e não aumenta mesmo que o personagem aumente sua Resistência ou compre Pontos de Magia Extras.


Nota: a Desvantagem acima permite emular personagens como Guy e Dekar, excelentes guerreiros mas que não possuem MP.


Equipamento e habilidades de IP: em Lufia II, cada personagem possui seis slots de equipamento: uma arma, uma armadura, um elmo, um escudo, um anel e uma pedra mágica. Cada um deles confere benefícios aos personagens, como pode-se esperar de itens mágicos, maravilhosos ou obras-primas.


Nota: aqui pode haver algum problema com slots, uma vez que em 3D&T Alpha cada personagem possui um slot de arma, um slot de armadura e dois slots de acessórios. Cabe ao Mestre usar o esquema de slots de equipamentos do Manual Alpha, ou o de Lufia II, ou um esquema próprio.


Além disso, tais equipamentos costumam fornecer poderes interessantes. Em Lufia II, eles consistem em ataques mais poderosos, ou efeitos de cura ou proteção, ou mesmo melhoria temporária nos atributos. Em troca de utilizar tais poderes dependentes de equipamento, certas quantidades de IP do personagem são consumidas.


Quais são esses poderes? Em Lufia II havia uma grande variedade (deixarei um exemplo mais adiante), embora eles sempre estivessem direcionados ao combate. Em suas aventuras, entretanto, nada impede que poderes dependentes de equipamento e IP possam ser aplicados fora das batalhas. Deixarei meu exemplo, mas os outros ficam a cargo de sua imaginação!


Exemplo: Espada dos Leões. "Uma grande e impressionante espada de lâmina longa, enfeitada com símbolos de tribos antigas que veneravam o leão como um símbolo de força; sua empunhadura é reforçada com couro de leão." Arma Mágica +2 (Força), aumenta a Força de seu portador em 1 fora das batalhas, Poder de IP "Rugido do Leão": com o gasto de 10 IPs, o portador emite um poderoso rugido que amedronta seus inimigos; os cinco mais próximos devem realizar um teste de Resistência, se falharem sofrem os efeitos da magia Pânico por um turno. Custo de 50 PEs.


É o fim?


Não, este que é o primeiro post do blog em 2010 é apenas o começo! Aguardem que muitos outros artigos (especialmente os artigos da Iniciativa 3D&T que estão atrasados =P) serão lançados logo logo! Até a próxima, abraços e feliz 2010 a todos!


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