segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resenha -- DragonSlayer 24


Comentário geral

Inicialmente, eu li primeiro o editorial. Boas-vindas à Patrícia Knevitz, a nova ilustradora da DS. Segundo: TODAS as matérias são assinadas pelo Leonel Caldela, pelo Gustavo Brauner e pelo Guilherme Dei Svaldi, da Jambô Editora. Aliás, praticamente TODA a revista, desde os jogos abordados (Tormenta, M&M, 3D&T) até os anúncios, são ou estão relacionados à Jambô. Até o novo e-mail da revista é de lá! E, para completar a “Teoria da Conspiração Jambônica”, eu soube as chamadas e a capa dessa edição muito antes de comprá-la, no Fórum da... Jambô!

Mas eu não tenho o que reclamar, muito pelo contrário, o pessoal da editora fez um ótimo trabalho, e agora eu espero ansiosamente a DS 25 (como a anterior, veja as chamadas e a capa no Fórum da... ah, esquece!) chegar às minhas mãos.

No entanto, o que aconteceu com o resto do Trio, quer dizer, do Quarteto Tormenta? Parece que o Trevisan se afastou mesmo da revista, conforme divulgou em edições anteriores; e, depois da maratona com o blog Área Cinza, o seu próprio blog, o Laboratório do Doutor Careca, arrefeceu. O Saladino sumiu mesmo, o nome dele não consta da equipe da revista. E o Cassaro, apesar de continuar na empreitada, não assinou nada. Só o Caldela aparenta atividade na publicação.

Divisão das matérias

Editorial – apenas explicando todas as mudanças que a presença maior do pessoal da Jambô acarretou. E sim, eu percebi a diferença.

Notícias do Bardo – o bardo continua com a sua antiga missão de informar os acontecimentos do mundo RPGístico. Entretanto, poderia ter poupado falar dos lançamentos da Jambô, uma vez que os mesmos foram alvos da seção Reviews.

Aqui cabem umas perguntas: porque a Hasbro comprou a Wizards of the Coast? Partiu da gigante dos brinquedos a iniciativa para Dungeons & Dragons 4ª Edição? E quanto às novas licenças? E qual foi a reação, ou mesmo a atitude, dos Magos da Costa?

Encontros Aleatórios
– parece que um daqueles caras das Falhas Críticas da edição 13 da revista (com Zillion na capa) invadiu os Pergaminhos dos Leit... opa, o nome não é esse não!

Uma pequena e interessante mudança: o novo e-mail da revista é dragonslayer@jamboeditora.com.br.

Reviews – três lançamentos do mercado nacional: a 2ª edição de O Inimigo do Mundo, o primeiro romance da Trilogia Tormenta; o Manual do Malfeitor, para Mutantes & Malfeitores; e, o relançamento de O Feiticeiro da Montanha de Fogo, da série Aventuras Fantásticas. Todos da Jambô.

Sir Holland – e continua a sofrida saga do cavaleiro da pena azul...

Toolbox – a instável tarefa de conduzir uma história de mistério, nas mãos de Leonel Caldela – aquele que, com todos os méritos, transformou o Trio Tormenta em um Quarteto, e assumiu o posto do Cassaro nas Dicas de M... opa, mal aí, troquei o nome de novo!

Mestre da Masmorra – na primeira do que promete ser uma série de artigos úteis a qualquer Mestre (mesmo os mais experientes – e os veteranos devem sempre se lembrar da humildade: todo dia pode-se aprender algo novo), temos algumas perguntas pequenas mas cruciais a um grupo de jogadores. Realmente imperdível!

Em Guarda! – realmente, tudo sobre a Arena Imperial de Valkaria, fornecendo muita inspiração para histórias sediadas não apenas na capital de Deheon, mas nas diversas arenas dos mundos de fantasia medieval em geral. E, como recordar é viver, lembrei-me de uma matéria do Cassaro sobre combates de arena na arqueológica DB 49 – todavia, esta versava sobre como inserir, de forma geral, arenas em sua campanha. No mais, excelente texto do Leonel.

Watchmen – devo agradecer muito a essa matéria, ela transformou um leve interesse numa grande vontade de conheçer a obra do Alan Moore e sua adaptação cinematográfica. E eu não me importo com o “momento spoiler”, até que gosto de conhecer a versão resumida de uma história antes de vê-la (ou ouvir, ler...) por completo.

Contudo, duas mancadas: chegou depois que o filme saiu de cartaz (pelo menos por aqui), e não teve adaptação para 3D&T! Qualé! Afinal de contas, “3D&T também é roleplay!” E, falando em roleplay, parabéns à sub-seção “Paralelo”, da seção “Watchmen em campanha” – muitas possibilidades...

Gazeta do Reinado – será que, finalmente, começou a Guerra Táurica?

Chefe de Fase – em primeiro lugar, parabéns aos ilustradores do Esquadrão do Inferno, os protagonistas do romance O Inimigo do Mundo, pela belíssima arte, e que conseguiram deixar Ellisa Thorn e Andilla Dente-de-Ferro, as musas do livro (em minha opinião), ainda mais formosas... fora isso, aumentou meu interesse na Trilogia Tormenta, que ainda pretendo ler em breve.

Hellsing – Isso é comum, desde a época da DB... uma revista ou outro material de divulgação trazer informações sobre uma obra que eu não conhecia à época, e chamar minha atenção sobre ela. No mais, uma ótima adaptação para 3D&T, surpreendente por ser quase sem regras! É como eu já disse antes: “3D&T também é roleplay!”

Fundo do Baú – Mike Pondsmith e um RPG sobre Mechas? Fiquei profundamente embasbacado com isso! E olha que curti Castelo Falkenstein! Mas isso é apenas mais uma prova, animes e RPGs podem sim misturar-se de maneira harmoniosa, com mais ou menos profundidade.

Retrato Rolado – a iniciativa é ótima (eu mesmo não desenho nada...), mas os retratos são muito específicos – traços mais simples (até mesmo algo em estilo anime/manga) trariam maior identificação entre esses e personagens já criados, tanto dos jogadores quanto do Mestre. Por outro lado, tais retratos também são fonte de inspiração para novos personagens.

Pela estrada afora... – uma história aparentemente ambientada em Lobisomem: Idade das Trevas. Aqui foi legal ver o roteiro e a arte da Patrícia.

Nota – 5 em 1d6. Essa edição teve algumas coisas interessantes, mas não surpreendeu como as revistas antigas, DSs e DBs. Agora é só esperar a 25ª...

2 comentários:

  1. Fica a dúvida: em que sentido você percebeu a diferença? No bom ou no mal?

    ResponderExcluir
  2. Eu senti a DS 24 diferente das anteriores, sim.

    Mas eu gostei... é que essa não era uma "edição inspiradora", daquelas que fazem minha mente fervilhar em mil possibilidades. Nesse sentido eu esperava surpresas maiores.

    Mas eu acho que a 25ª edição realmente irá além das minhas expectativas... só o tempo dirá.

    ResponderExcluir