sábado, 11 de julho de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha -- O Que É -- Parte I

Salvador, quarta-feira, 15 de julho de 2009.

Fala pessoal! Estou aqui para anunciar mais um movimento da blogosfera RPGística brasileira: a Iniciativa 3D&T Alpha! Neste post e no próximo (a Parte II), irei explicar sobre a mesma, como ela se originou, como funciona (incluindo suas diretrizes) e quem são os blogs participantes. Let's go!

História...

Tudo começou com a Iniciativa 4e, quando cinco blogs juntaram-se para produzir material de qualidade para D&D 4ª Edição. Ela foi tão bem-aceita pela comunidade de RPG na internet (blogueiros e seus leitores, e outros), que não somente continuou, atualmente encontrando-se em sua 12ª série de artigos, como agregou mais blogs à mesma.

Nesse mesmo espírito, surgiu a Iniciativa Mutantes e Malfeitores, nascida no Fórum de M&M na Jambô. Outra que também agregou uma boa quantidade de blogs, além da participação dos frequentadores do Fórum, atualmente encontra-se em sua 3ª série de artigos, e também está sendo bem-sucedida.

Enquanto isso, outro sistema também está de vento em popa atualmente: o velho e conhecido 3D&T, Defensores de Tóquio 3ª Edição, que atualmente está em sua edição Alpha, e com um Fórum próprio na Jambô¹, bastante movimentado por sinal. Nesse cenário, uma pergunta foi formulada.

Havia uma Iniciativa 4e. Havia uma Iniciativa M&M.

(Aproveito para parabenizá-las, pois se elas não fossem bem sucedidas, não embasariam a próxima questão, que segue abaixo.)

Porque não uma Iniciativa 3D&T Alpha?

Bingo! Pergunta formulada no Fórum de 3D&T da Jambô, o projeto se articulou, se movimentou, e agora, nesta quarta-feira, dia 15 de julho de 2009, teremos a primeira leva de artigos! O primeiro tema, decidido por uma enquete lançada lá no Fórum, será Música. Então, boa sorte a todos nessa nova empreitada!

Enfim, o que é a Iniciativa 3D&T Alpha?

É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes, membros da Iniciativa. Haverá um logotipo, representando a Iniciativa, que será sempre publicado na página inicial dos blogs participantes, e em cada artigo da Iniciativa. Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa. Assim como aqui, n'Os arquivos perdidos d'O Anjo de Rocha, cada um dos blogs terá uma página como esta, explicando o que é a Iniciativa 3D&T Alpha e indicando sua adesão. Nas Diretrizes da Iniciativa 3D&T Alpha, haverão mais detalhes de como a mesma funciona.

Como eu posso participar da Iniciativa 3D&T Alpha?

É muito simples, irei expor aqui como.

Antes de mais nada, vale lembrar que, assim como os blogs, o Fórum 3D&T da Editora Jambô também terá papel importante na Iniciativa, com um tópico exclusivo sobre a mesma, onde os usuários² do Fórum podem opinar de forma geral sobre ela, propondo temas para as enquetes, disponibilizando material próprio, etc. Esta é a primeira forma de participar da Iniciativa.

Aproveite e vote na enquete que decidirá a periodicidade da Iniciativa 3D&T Alpha, bem aqui! O resultado sai em 31 de julho.

A segunda forma de participar da Iniciativa, é mandar material para qualquer um dos blogs participantes, dentro de um tema válido (ou seja, que se encontre na enquete do atual tema, ou que seja o atual tema) para a mesma. Se o material for considerado satisfatório, poderá ser publicado no blog, com o devido crédito ao autor.

Aproveito e deixo aqui meu e-mail, para aqueles que quiserem mandar material para mim, para que eu possa publicá-lo aqui no blog: peufisbach@gmail.com.

E a terceira forma de participar da Iniciativa 3D&T Alpha é tornando-se um membro da mesma! Para aqueles que dispõem de um blog³, basta entrar no tópico da Iniciativa 3D&T Alpha (link acima), e deixar lá seu nome completo, endereço de e-mail e endereço do blog, e você receberá um e-mail convidando-o para o grupo de discussão dos membros da Iniciativa. Entretanto, é preciso assumir a responsabilidade de publicar regularmente material de qualidade para a mesma.

Lista de blogs participantes

Eis a lista de blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha até o momento:


Como você já deve estar careca de saber (basta ver ali em cima), este blog aqui é um dos membros da Iniciativa 3D&T Alpha! Podem, portanto, esperar material de qualidade para o sistema por aqui.

Outras visões

Abaixo seguem alguns links que também explicam o que é a Iniciativa 3D&T Alpha:


*****

Na segunda parte desse post, divulgaremos as Diretrizes e o Logo da Iniciativa 3D&T Alpha. Até mais!

__________

Notas:

¹ Tanto Mutantes & Malfeitores, versão nacional de Mutants & Masterminds da green Ronin, quanto 3D&T Alpha, são publicados pela Jambô, assim como Tormenta e Reinos de Ferro (este último versão nacional de Iron Kingdoms, da Privateer Press).

² Eu, pessoalmente, recomendo aos RPGistas participarem do Fórum da Editora Jambô. Entre 3D&T, Tormenta, Mutantes & Malfeitores e Reinos de Ferro, possivelmente deve haver algum RPG publicado pela editora que lhe agrade. Se não, há outros espaços de participação por lá. E é bastante simples tornar-se usuário; basta preencher uma "ficha de personagem"! =D

³ Não precisa ser necessariamente um blog, pode ser qualquer página na internet onde você possa expor material para a Iniciativa, e onde os visitantes possam comentá-la. Usamos o termo "blog", aqui, como metonímia para a situação mais geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário