sábado, 11 de julho de 2009

Questionário -- Parte II

Está de volta o Questionário, com mais uma questão a ser respondida (seriam duas, mas decidi condensar). Vamos lá.

3. Discorra sobre as características do RPG que sejam dependentes do tempo. (Ou, sobre a história e evolução do RPG, seus sistemas e cenários -- pelo menos uma tentativa.)

O RPG nasceu nos Estados Unidos, em meados da década de 70 do século passado, com a criação e publicação do Dungeons & Dragons (D&D), o mais antigo, conhecido e jogado sistema de RPG do mundo! Já tivemos o D&D 1ª edição, o AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) 1ª e 2ª edições (esta última publicada no Brasil pela Abril Jovem), o D&D 3ª edição (que revolucionou o mercado de livros e produtos de RPG, ao liberar através de uma licensa seu sistema de regras para qualquer um que quisesse publicar sobre ele), e a versão atual, o D&D 4ª edição.

Criado por Gary Gygax e Dave Arneson (já falecidos), o D&D tornou-se símbolo do RPG, e fez o mesmo com o dado de 20 lados, usado em seus testes (e peça-chave de seu atual sistema, o Sistema d20), e com a fantasia medieval, gênero de estórias inspirado na Idade Média da história da humanidade, mas com diversos elementos fantásticos, como a presença de magia e de criaturas monstruosas ou mesmo mitológicas, como os dragões. No início produzido pela TSR, empresa própria do Arneson e do Gygax, D&D teve sua terceira edição produzida pela Wizards of the Coast (WotC, a mesma que produz o jogo de cards Magic: the Gathering), e sua quarta edição produzida pela mesma WotC, mas esta como subsidiária da Hasbro, gigante do mercado de brinquedos.

Claro, outros sistemas e jogos surgiram. O GURPS (Generic Universal RolePlaying System), criado pelo Steve Jackson, nasceu com a intenção de ser um sistema genérico, em que quaisquer estórias e gêneros pudessem ser utilizados em RPG, como a ficção científica, a ação moderna, o horror, ou mesmo coisas ainda mais bizarras, ou a fantasia medieval! Concebido por Mark Rein·Hagen, Vampire: the Masquerade, da editora White Wolf (WW), trouxe as modernas histórias de vampiros para o RPG, enfatizando principalmente, além da trama, a elaborada criação e interpretação dos personagens, suas profundas motivações, seus detalhados históricos... a mesma receita foi utilizada nos outros produtos da linha de seu sistema (o Storyteller, que só utiliza d10) e cenário (o World of Darkness). E muitos e muitos outros produtos de RPG surgiram, formando um verdadeiro mercado: livros (muitos mesmo), revistas (Dragon e Dungeon, sobre D&D, por exemplo), cenários (por exemplo, para D&D tivemos Forgotten Realms, Dragonlance, Ravenloft, Dark Sun, PlaneScape, SpellJammer... e recentemente Eberron e Iron Kingdoms),etc.

Também surgiram produtos nacionais: revistas como Dragão Brasil (DB), que chegou a mais de 100 edições em um mercado pouco favorável ao RPG (por esses ou aqueles motivos, tanto faz) e DragonSlayer (DS), atualmente a única revista de RPG impressa regularmente e com circulação nacional; sistemas como 3D&T, Sistema Daemon (de autoria de Marcelo Del Debbio, da Daemon Editora, que publica os jogos Trevas, Arkanum, Invasão, etc.), Tagmar, etc.; cenários como Tormenta, Crônicas da Sétima Lua, etc.; além de versões traduzidas de importados como GURPS, D&D e Storyteller, trazidos ao Brasil pela Devir Livraria.

Atualmente, aqueles que eu percebo serem os principais sistemas/cenários do mercado, devido à sua forte presença e discussão no que observei da comunidade RPGística¹, são:

- D&D 3.X, referindo-se às suas versões 3.0 e 3.5; a terceira edição de D&D revolucionou o mercado RPGístico mundial, e em sua própria escala o mercado RPGístico brasileiro, ao liberar duas licenças: a Licença Aberta d20, que permitia a outros autores publicar material próprio compatível com o sistema
apresentado nos livros básicos² de D&D (mas necessitando destes), de forma independente da WotC -- inclusive recebendo um selo d20 na capa, indicando a compatibilidade; e a Open Game License (OGL), que permitia a outros autores publicar novos livros básicos, apresentando as regras de criação de personagens e dispensando os livros básicos² de D&D. Publicado no Brasil pela Devir.

- D&D4E, a quarta e mais nova edição de D&D, com grandes mudanças nas regras (embora ainda funcione como o Sistema d20 da 3ª edição: role um d20, some modificadores (bônus e redutores) e compare com uma dificuldade pré-estabelecida), e na licença -- sua Game System License (GSL) é bastante diferente da OGL do 3.X. Também publicado no Brasil pela Devir.

- Mutantes & Malfeitores, RPG de super-heróis (a la Marvel Comics, DC Comics, etc.) que utiliza as regras do Sistema d20 através da OGL. Publicado lá fora pela Green Ronin, e aqui pela Editora Jambô.

- Tormenta, cenário nacional voltado para D&D, publicado atualmente pela Jambô, criado pelos editores da antiga Dragão Brasil (a saber, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, J. M. Trevisan).

- Forgotten Realms -- os Reinos Esquecidos, tradução da Devir do maior e mais jogado cenário de campanha de D&D, com versões para AD&D 2ª edição (muito difíceis de encontrar atualmente), D&D 3.X e futuramente D&D4E. Originais pela TSR e pela WotC.

- Reinos de Ferro, tradução da Jambô do cenário Iron Kingdoms, um mundo de fantasia a vapor, originalmente publicado pela Privateer Press, pela Licença Aberta d20, portanto voltado para D&D 3.X.

- Novo Mundo das Trevas, uma nova série de linhas da editora White Wolf, apresentando novo cenário e novo sistema (Storytelling); traduzido e publicado no Brasil pela Devir. O antigo Mundo das Trevas (Storyteller), mesmo descontinuado (ou melhor, encerrado) pela WW nos Estados Unidos, continua ativo por aqui graças aos esforços da Devir³.

- 3D&T, sistema nacional criado por Marcelo Cassaro, um dos autores de Tormenta, atualmente encontra-se na versão Alpha. Nasceu como Defensores de Tóquio, uma sátira às séries tokusatsu japonesas (ou nem tão japonesas assim...), tornou-se AD&T (Advanced Defensores de Tóquio) e depois 3D&T, com três Manuais Básicos na época da DB, mais um exclusivo em netbook e o atual Manual 3D&T Alpha, cujo pdf pode ser gratuitamente baixado aqui. Além disso, houve uma versão compatível com a OGL e o Sistema d20, chamada 4D&T.

¹ RPGista é um jogador ou consumidor de RPG; RPGístico designa algo que se refere ao RPG. E não, estes termos não estão no meu velho Aurelão 94.

² Por tradição, D&D apresenta três livros básicos: Player's Handbook, Dungeon Master's Guide e Monster Manual.

³ Tradução ácida: ao contrário da WotC/Hasbro, que proíbe (através de sua nova licença) uma empresa de trabalhar simultaneamente com as duas atuais edições de D&D (3.X e 4E), a WW não parece se importar muito com isso (ainda bem). Ou seja: enquanto toda a linha D&D 3.X da Devir teve que ser descontinuada para ceder lugar à 4ª edição, teremos lançamentos tanto do antigo quanto do Novo Mundo das Trevas por aqui.

*****

Peço desculpas por qualquer tom didático dos dois posts que formaram o Questionário -- na verdade, eles são mais voltados para aqueles que buscam saber o que é o RPG, e as principais informações a respeito dele -- como RPGistas iniciantes, curiosos de plantão, etc. No próximo post retornaremos à nossa programação normal. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário