sexta-feira, 3 de julho de 2009

Resenha – DragonSlayer 25


Comentário geral

Eu ainda sinto a DS diferente. Não melhor ou pior, mas diferente. Por um lado, eu sinto a revista mais madura, diria até mais responsável – não somente pelo pessoal da Jambô estar fazendo um trabalho de alto nível, como também por serem mais "pé no chão" com o leitor –, o que é bom. Mas é como se uma certa graça e leveza das edições anteriores tivesse sido perdida. Ou talvez seja eu...

Mas eu gosto de surpresas na DS; ou, pelo menos, eu gosto de ser surpreendido por ela. Por isso tomei uma decisão: não vou mais, no Fórum da Jambô, querer saber o que vai sair na revista antes dela ser publicada. Não apenas pela chatíssima ansiedade, como também para não estragar as surpresas que posso ter ao comprar a DS sem saber o que virá. Talvez assim eu melhore meu modo de ver a revista, que calhou justamente com a vinda do pessoal da Jambô -- mas que nada tem a ver com isso nem com eles.

E uma palavrinha sobre 4E: nada contra o sistema em si, que tem seus altos e baixos assim como todos os outros. Mas o escarcéu que alguns de seus supostos defensores vêm fazendo na blogosfera RPGística é no mínimo impressionante. É por isso que eu prefiro não me meter (muito) nisso, afinal “o que importa é a história, o roleplay e a diversão, independente do sistema”.

Divisão das matérias

Editorial – voltamos a um editorial típico!

Notícias do Bardo – o bardo deu uma de bufão! A causa de todo esse "rebuliço" nas Notícias do Bardo sobre "o fim do RPG no Brasil" e "a crise/bolha/whatever do RPG", creio eu, foram dois artigos lançados num certo portal (cuja única utilidade, em minha opinião, é permitir o download do Gurps Lite 4ª Edição em português, e olhe lá!), muito bem analisados pelo Rocha do Área Cinza nesses dois artigos aqui e aqui, e igualmente bem comentados pela galera, inclusive pelo Trio (eu ri muito!). Concordo em gênero, número e grau com o bardo da DS: fique tranquilo.

Encontros Aleatórios
– agora eu entendi a piada... é o sujeito do tal portal! Eu mesmo detestei a DB daquele período, parei de comprar e só comprei a DS a partir de então.

Reviews – apenas A Cidadela do Caos? Cadê a resenha do Contra Arsenal?

Sir Holland – ou: a praga que atinge o serviço de telemarketing manifestando-se nos mundos de fantasia medieval.

Toolbox – concordo com você, Leonel, essa coluna foi muito sem graça mesmo. Exceto pela drag queen...

Mestre da Masmorra – e a série de artigos introdutórios do Gustavo Brauner (também conhecido como "o expoente do Ars Gauderis") continua de vento em popa, agora explicando o papel do Mestre.

Transformers – sem dúvida uma adaptação bastante informativa. Pode-se considerar boa, mas não atingiu o patamar desejado por mim (inspirar antigas/novas idéias).

Fighting Fantasy – um ótimo artigo sobre esta série de livros-jogos, que a Jambô vem traduzindo e publicando por aqui.

Berserk – nunca vi nem ouvi falar de Berserk em toda a minha vida, antes de saber que haveria esta matéria na DS. Não, não me informei sobre a série – decidi tomar as primeiras informações sobre ela na revista. E valeu a pena! A matéria de capa, a melhor matéria desta edição! Fez eu me interessar pela série! Fez eu ter excelentes idéias (que espero aproveitar brevemente)! E... eu gostei muito!

Gazeta do Reinado – e as Guerras Táuricas começam. Sinceramente, não é o mega-plot mais interessante em minha opinião. A queda(?) de Arsenal e a volta do Kallyadranoch me parecem muito melhores, assim como foi a libertação de Valkaria – ou seja, preciso arranjar a Contra Arsenal e ler o resto da Trilogia, e logo!

Sidequest – falando em Contra Arsenal... gostei da matéria e das mini-missões, só aumentou ainda mais minha vontade de comprar a aventura e lê-la completamente – mesmo que nunca a jogue!

Kimaera – pelo excelente conto, devo dizer que o livro será excelente. No more comments.

Chefe de Fase – Wolverine! Preciso dizer mais? SNIKT!

Power Up – trazendo a Classe de Prestígio Samurai Executor, marca registrada (e profissão) de Masato Kodai, de O Inimigo do Mundo.

Fundo do Baú – o famigerado Dragonlance Fifth Age (que eu já ouvira falar numa antiquíssima Dicas de Mestre sobre o sistema de magia de AD&D) e seu curioso sistema de cartas (alguém falou em Castelo Falkenstein?). Diacho, eu preciso ler logo as Crônicas de Dragonlance...

Retrato Rolado – vide resenha da DS 24. No more comments.

Velhice – aparentemente apenas para combinar com Transformers, essa HQ nos mostra uma forma bem melancólica de se encerrar uma carreira.

Nota – 6 em 1d6! Mas quase que só por Berserk.

3 comentários:

  1. Oi! Encontrei seu blog e gostei bastante do que você escreve..
    Já joguei mto 3DeT, mas o que eu achei interessante foi a critica da D.S...

    Eu não gostei nem um pouco do HQ dessa edição xD

    ResponderExcluir
  2. Essa DS 25 não me instigou.. não pela sua resenha.. já dei uma folheada nela e não fui com a cara.. tava vendo ela e a anterior na banca e comprei a 24. essa é boa. ainda não terminei de ler, mas to gostando muito..

    só o preço.. aaaai, q salgado! =(

    mas é isso aí.. to sempre aqui no seu blog, pedro. bom trabalho =)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação pessoal. E por favor divulguem o blog, principalmente incentivando o pessoal a comentar!

    Eu ainda não sei como verificar quantos acessos a página recebeu, então os comentários são a minha forma de avaliar se o blog está sendo visitado ou não.

    ResponderExcluir