segunda-feira, 25 de maio de 2009

25 de maio :: Dia do Orgulho Nerd

Hoje é 25 de maio, quando se comemora o Dia do Orgulho Nerd
Beleza, eu posso me considerar um deles (talvez nem tanto por ser RPGista, e mais por ser Bacharelando em Física...).

Mas, afinal de contas, o que é um nerd? E porque hoje é um dia tão importante para essa classe (dV: d4, BBA: ruim, Fort: ruim, Ref: ruim, Vont: bom, ...)?

Vamos orar para Google, o Deus da Internet (certamente ele direcionará as respostas para seu Sumo-Sacerdote Wikipedia...).

(→) O que é um nerd?

Orações respondidas... antes, o termo "nerd", com cunho pejorativo, descrevia pessoas que dedicavam-se de forma relativamente obsessiva aos estudos (também conhecidos por "CDFs"), tecnologia (atualmente o termo "geek" também se enquadra a estes indivíduos em particular) ou outros hobbies, como quadrinhos, filmes de ficção científica, games, RPGs, etc, e que não tinha uma grande interação social com as demais pessoas (exceto com aqueles com quem se identificava, ou seja, que possuíam interesse pelo mesmo hobby ou assunto, ou correlatos). O termo também descrevia um "estereótipo" de pessoas com grande atração por tecnologia, estudos ou algum hobby, e dificuldade de interação social.

Recentemente, com o grande advento da internet, e a expansão global dos meios de comunicação devido à mesma (e-mail, Orkut, Twitter, etc.), os chamados "nerds" elevaram enormemente sua capacidade de comunicação (as comunidades de "Orgulho Nerd" que surgiram demonstram isso); ultimamente, não somente os diversos hobbies cultuados pelos nerds vêm conquistando mais adeptos, como também os nerds vêm demonstrando grande capacidade de atuação no mercado de trabalho, devido ao seu grande interesse em tecnologia (exemplos óbvios: Bill Gates, o pessoal do Google, etc), e a "cultura nerd" vem se espalhando pelo globo.

(→) Porque 25 de maio é um dia tão importante para os nerds, a ponto de ser considerado o Dia do Orgulho Nerd?

O Dia do Orgulho Nerd surgiu na Espanha, em 2006, e nos últimos anos vem se expandindo para estas bandas da Terra. Esperamos que logo todo o mundo comemore (ou, pelo menos, aceite e respeite) este dia.

Ao que parece, o Dia do Orgulho Nerd surgiu para comemorar a première do primeiro filme da série "Star Wars" (a saber, "Episódio IV :: Uma Nova Esperança").

Isso foi o que eu pude perceber pela Wikipedia; se cometi algum erro por favor me avisem (para eu corrigir) e me perdoem pelas ocasionais falhas.

Até e parabéns aos nerds pelo seu dia!

2 comentários:

  1. Só uma correção o dia 25 é o dia da toalha, duas semanas depois da morte de Douglas Adans, o criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, outra maravilha nerd.

    Pois é nem tudo tem a ver com Star Wars

    ResponderExcluir
  2. É, as fontes que consultei diziam respeito ao Dia da Toalha, mas como ainda não li Douglas Adams (pretendo!), preferi citar a informação que eu conhecia.

    Mas valeu a info! Abs

    ResponderExcluir